IMG 9411

André Serradas apresenta dados expressivos sobre portais institucionais de periódicos

Como parte do ciclo de palestra do I Circuito Qualifica Periódicos, no dia 30 de novembro, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realizamos nosso quarto encontro, contando com a presença de André Serradas, do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP), falando sobre “Portais institucionais de periódicos”.

O evento começou com a palestra de Renata Arruda, Coordenadora Adjunta do Projeto Política de Periódicos para Minas Gerais, apresentando um pouco mais da nossa política para os participantes. Nesse evento, antes da apresentação do palestrante, tivemos também a coordenadora de comunicação, Marcella Boehler, apresentando as estratégias de divulgação do Portal.

André Serradas começou sua palestra falando sobre o Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, que tenta promover políticas e ações que estimulem o aperfeiçoamento dos periódicos. Algumas dessas políticas, segundo o palestrante, são fornecer recursos financeiros e de apoio para que os periódicos se fortaleçam, como capacitação aos editores e preservação digital.

O palestrante apresentou a gestão do programa, dando exemplos de como são as equipes do portal. Além disso, ele mostrou em sua palestra a escala de apoio que o Portal de Periódicos da USP fornece aos periódicos, dando suporte para que o periódico não encerre suas atividades quando o editor sai da Universidade ou se aposente.“O editor é uma figura importante na vida de um periódico? Sim. Mas temos que entender que o periódico não é do editor, é da universidade”, o palestrante reforçou durante a apresentação. O exemplo de sucesso dessa ação é que a USP conta com periódicos que possuem mais de cem anos de existência.

Ao final da palestra, André trouxe alguns resultados do Portal de Periódicos da USP, mostrando a efetividade das estratégias utilizadas. O bibliotecário apresentou dados expressivos, como número de downloads do portal, que chegou a mais de 14 milhões em 2018.

A palestra contou com presenças importantes como a de Guilherme Fromm, diretor da editora UFU e também com o professor Décio Gatti Júnior, Doutor em Educação e Professor de História da Educação na UFU e membro do Grupo de Trabalho Periódicos de Minas, além de diversos editores de periódicos científicos.

Essa foi a penúltima palestra do nosso Circuito Qualifica Periódicos e o encerramento irá acontecer em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dia 13 de dezembro. Para fechar o circuito, teremos a presença de Tânia Lima Costa, Coordenadora do Museu Itinerante Ponto UFMG, e a Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, ngela Dalben, trazendo estratégias para a divulgação científica na educação básica. As inscrições já estão abertas.

Leia mais: Inscrições abertas para encerramento do Circuito Qualifica Periódicos