CIRCUITO QUALIFICA PERIODICOS DIVULGACAO CIENTIFICA UFMG

Circuito Qualifica Periódicos debate divulgação científica na escola na UFMG

Nessa quinta-feira, 13 de dezembro, acontece o encerramento do I Circuito Qualifica Periódicos que já percorreu 4 cidades de Minas Gerais para levar formação aos editores e equipes editoriais de periódicos científicos. O quinto e último encontro do Circuito acontece na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e irá contar com a presença do coordenador da Política de Periódicos para Minas Gerais, Prof. Sérgio Cirino, além das palestrantes Ângela Dalben, Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte e Tânia Lima Costa, Coordenadora Geral do Museu Ponto UFMG para debater o tema “Divulgação científica na Educação Básica”.

Profª Ângela Dalben é Doutora em Educação, professora aposentada de didática na FaE-UFMG e já publicou livros e inúmeros artigos na área educacional. Atualmente é Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte. Nessa etapa do I Circuito Qualifica Periódicos, a Profª Ângela dialoga na perspectiva da formação de professores e sobre como a democratização do acesso ao conhecimento científico pode criar condições para uma alfabetização científica, oferecendo aos cidadãos a capacidade de discutir assuntos que impactam a sociedade, mas que poderiam ficar restritos aos especialistas em função do uso de termos e conceitos pouco conhecidos.

A professora Tânia Lima Costa é Doutora em Educação e é Coordenadora Geral do Museu Ponto UFMG. Ela também ocupa o cargo de Primeira secretária da Associação Brasileira de Centros de Museus de Ciência, já organizou inúmeros livros sobre temas pedagógicos e é autora de um kit de jogos lógicos. Profª Tânia, em sua palestra, irá apresentar a perspectiva de espaços e atividades que oferecem e instigam a cultura científica, contribuindo para difusão da ciência em escolas de Educação Básica e como é essencial a ampliação da compreensão, pelos estudantes, dos meios de produção científicos e de sua relação com a educação, cultura e a sociedade.

O evento pretende ainda discutir o papel que os periódicos científicos podem exercer nessa situação. As publicações podem auxiliar o trabalho da escola e dos professores, sendo essencial como direcionador e ampliador do alcance da ciência em espaços escolares.

O evento acontecerá no Auditório Prof. Luiz Bicalho, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humana (FAFICH) do Campus Pampulha da UFMG, dia 13 de dezembro, ás 14h. O evento é gratuito e fornece certificado. Para se inscrever, preencha o formulário em bit.ly/qualifica13

Confira a ementa da palestra abaixo: