Video Abstract Cartoon Abstract

Conheça mais sobre videos e cartoons abstract

Aproveitando o clima após a palestra de Ronaldo no Circuito Qualifica Periódicos, o assunto de hoje são os “videos e cartoons abstract”, ou seja, resumos em forma de vídeo ou quadrinhos. Segundo nosso palestrante, Ronaldo Araújo (Doutor em Ciência da Informação – UFMG e Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia – ICHCA/UFAL), essas são formas diferenciadas de trabalhar o resumo de seu artigo científico e atrair mais leitores online.

Leia mais: Ronaldo Araújo traz para à UFOP discussão sobre presença e métricas dos periódicos na web

Existem assuntos que são tão complexos que se tornam difíceis de resumir de forma convencional. Por isso, recursos audiovisuais como os videos abstracts podem ser usados para contar o assunto de forma mais lúdica, criando vídeos que duram até cinco minutos e chamam mais atenção do que um resumo convencional. Existe uma vasta gama de possibilidades: os vídeos podem ser desde um simples quadro branco com desenhos explicativos até entrevistas com o próprio autor do artigo. O único limite é a imaginação do editor. Além disso, é possível se comunicar com diferentes públicos: para o cenário acadêmico é permitido o uso de jargões científicos, enquanto para se dirigir à comunidade geral é recomendado o uso de uma linguagem mais acessível.

Já existem empresas de comunicação que produzem videos abstract em seu cardápio: ao oferecer mão de obra especializada, facilitam e otimizam o tempo dos pesquisadores, que normalmente não estão acostumados com esse tipo de produção.

Outro método de divulgação são os cartoons abstract. Cartoons são desenhos cômicos que, nesse caso, são utilizados para resumir um artigo. O grande trunfo dessa ferramenta de divulgação é o humor. O artigo é resumido em uma imagem, que pode contar com paródias e referências. A identificação do leitor com o desenho é o que motiva o acesso ao artigo e a possível viralização do mesmo. O aumento de downloads é comprovado.

Leia mais: Cartoon abstracts: communicating research in new ways

Entretanto, é sempre importante reforçar que a maior ferramenta online do autor é a atuação dele mesmo. A internet fornece inúmeras ferramentas que permitem o mapeamento de problemas e soluções. Quando o autor tem conhecimento de quem é o seu público (respondendo perguntas como qual a idade dos seus leitores, de onde eles são), ele tem uma maior facilidade para se comunicar com ele. Qual tipo de cartoon é o melhor para determinado artigo? Como fazer um video abstract interessante? É bem mais fácil responder a essas perguntas quando você sabe quem está tentando alcançar.