IMG 9941

Encerramento do I Circuito Qualifica Periódicos levanta debate sobre a educação básica

Na quinta-feira, dia 13 de Dezembro, tivemos o último encontro do I Circuito Qualifica Periódicos, encerrando nossa série de eventos que ocorreram em diversas cidades de Minas Gerais. Para fechar com chave de ouro tivemos a honra de contar com a Profª Drª Tânia Lima Costa – Coordenadora Geral do Museu Ponto UFMG – e Profª Drª ngela Dalben – Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte – para falar sobre a divulgação científica no Ensino Básico.

O evento teve início com a fala do coordenador do Projeto Política de Periódicos para Minas Gerais, Prof. Dr. Sérgio Dias Cirino. Ele relembrou os destaques do projeto durante o ano e sua importância para a qualificação do trabalho de editores e equipes técnicas de periódicos científicos. Além disso, o coordenador — como periódicos científicos podem contribuir para a divulgação científica no Ensino Básico, ao oferecer aos professores informações científicas verificadas por avaliadores.

Após a fala de Prof. Sérgio, Tânia Lima Costa apresentou aos participantes o museu Museu Ponto UFMG, um caminhão itinerante de ciência. Na palestra, a professora demonstrou como todo o museu foi planejado para despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela ciência com vídeos e atividades interativas.

No decorrer da discussão, Tânia apresentou a importância da linguagem acessivel na hora de divulgar ciência para os mais novos, tornando- a parte do dia a dia deles de um jeito natural. A coordenadora do projeto também apresentou os vários locais que o caminhão já percorreu, além de outras iniciativas tomadas para a divulgação da ciência no Ensino Básico.

Em seguida, a Secretária Municipal de Educação, ngela Dalben, iniciou sua apresentação questionando os participantes sobre quais seriam as formas de levar a ciência para o ensino básico. No decorrer da sua apresentação, a Secretária apresentou vários dados coletados por ela e sua equipe ao fazerem uma pesquisa mais aprofundada na rede de ensino de Belo Horizonte.

ngela trouxe a tona as dificuldades da rede de ensino para levar a ciência aos seus alunos, dentre elas, a falta de tempo dos professores para ter contato com os artigos e produções científicas que são feitas, devido a pouca abertura que a universidade proporciona a eles. Além dessas dificuldades, a professora aposentada da UFMG destacou que a maior parte dos professores na rede de ensino não tiveram contato com Iniciação Cièntifica no seu ensino básico, o que dificulta ainda mais que eles levem a ciência para seus alunos.

A Secretária de Educação também demonstrou em sua palestra a importância do ensino básico na vida dos alunos, não apenas para orientá-los socialmente ou para promover a educação: “É de extrema importância que todas as crianças estejam na escola, dessa forma podemos criar uma rede de proteção para as elas. A escola é também proteção.”, enfatizou Ângela.

O evento foi um sucesso e contou com a presença de Prof. Yurij Castelfranchi, Diretor de Divulgação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), representando a Reitora da Universidade. Tivemos também a presença do Prof. Carlos Basílio – Diretor de Produção Científica-, de Teresinha Souza – Diretora da Escola de Ciências da Informação – , e representando a diretoria do Sistema de Bibliotecas da UFMG, a bibliotecária Graciele Mendonça.

Chegamos ao fim do I Circuito Qualifica Periódicos e você pode acompanhar tudo o que foi discutido pelas nossas redes sociais e transmissões ao vivo.

Leia mais: Categoria Qualifica Periódicos do Blog