
Entenda mais sobre o Qualis Periódicos
Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1988, o Qualis Periódicos é um conjunto de procedimentos utilizados na avaliação de periódicos científicos no Brasil. Esse instrumento é fundamental quando se trata da produção intelectual, já que classifica os periódicos científicos. O Qualis Periódicos possui 8 classificações: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, com A1 sendo a classificação mais elevada que um periódico pode receber, e C, tendo a pontuação zero.
Leia mais: Critérios de Classificação do Qualis – Ensino
Cada área de avaliação tem a liberdade de estabelecer seus critérios para classificar os trabalhos. Dessa forma, uma revista pode receber classificações diferentes em cada área do conhecimento. Por exemplo: se uma revista publica artigos sobre as áreas de Sociologia e História, ela pode receber A1 para o campo Sociologia e A3 para História, pois cada área avalia a partir de seus próprios métodos. Para achar os critérios de cada área, acesse a Classificação da Produção Intelectual no portal da CAPES.
Para consultar o Qualis de um periódicos você primeiro precisa acessar a Plataforma do QualisWeb (Sucupira). A partir daí a busca pode ser feita de 3 formas:
1. Pelo ISSN: O ISSN ( International Standart Serial Number) é a identificação de 8 dígitos para publicações que possuem uma periodicidade;
2. Pelo título do periódico: Buscando com título completo ou parcial;
3. Por classificação/área de avaliação: Ao pesquisar por classificação ou área, todos os periódicos registrados na plataforma que receberam a classificação selecionada ou pela área escolhida vão aparecer.
Leia mais:Tudo o que você precisa saber sobre o Qualis
Essa ferramenta tem um grande peso para os periódicos , pois os que recebem uma boa avaliação ganham visibilidade e credibilidade. Porém, algumas controvérsias acerca dessa ferramenta devem ser destacadas. Segundo Beatriz Cédon, professora da escola de Ciência da Informação da UFMG em entrevista dada ao portal Periódicos UFMG, o Qualis torna-se um parâmetro de comparação de periódicos e alguns pesquisadores usam a ferramenta para escolher em quais revistas publicar. Contudo, essa não é a finalidade do recurso. Para se aprofundar no assunto, indicamos a matéria do Portal periódicos UFMG e o artigo “Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis”, de Rita de Cássia Barradas Barata. Esse artigo é, inclusive, indicado para leitura pela própria Capes.
Apesar de todas as questões acerca do Qualis Periodicos, ele ainda é o principal método utilizado no Brasil, e por isso a classificação dada por ele aos periódicos torna-se um quesito importante na vida de um periódico científico.