
Entenda o que é Acesso Aberto
Talvez você já tenha ouvido falar de acesso aberto, mas você sabe do que se trata? O movimento Acesso Aberto surgiu em 1971, através do Projeto Gutenberg que viabilizou a distribuição digital gratuita de livros. A partir dessa iniciativa, o debate em torno de promover acesso a conteúdo científico foi sendo consolidado no cenário mundial. Atualmente Acesso Aberto, também conhecido também como Open Acess em inglês, é a viabilização online de qualquer produto que proporcionará conhecimento a um indivíduo. A principal ressalva do movimento é quanto à autoria do trabalho, que deve ser colocada de maneira bem nítida nas referências daquilo que está sendo disponibilizado. A origem de um estudo é crucial para qualquer leitura, seja ela acadêmica ou apenas curiosa.
Saiba mais sobre a origem do Open Acess em: Evolução do Acesso Aberto – breve histórico
O principal objetivo do movimento de Acesso Aberto é fomentar a leitura e obtenção de conhecimento para todos. Além disso, busca estimular o diálogo entre cientistas de maneira mais rápida e eficaz, uma vez que todos terão acesso àquela publicação. Muitos periódicos já estão aderindo a essa ideia, tornando suas publicações abertas a qualquer público. Indexadores, como o Scielo, também estabelecem Acesso Aberto aos seus conteúdos, incluindo como critério para indexação de revistas que elas tenham Acesso Aberto, incentivando mais revistas a aderirem à iniciativa.
O uso do Acesso Aberto em publicações científicas é de extrema importância para tornar a ciência acessível a todos e estimular o debate entre cientistas. Principalmente para periódicos, que são um dos principais divulgadores de conteúdos científicos. Assim, no cenário atual de publicações online cada vez mais ágeis, é necessário compreender que quanto mais empecilhos são colocados no acesso á um periódico, mais restrito é seu diálogo em torno de promover a ciência.