Foto Materia Desafios

Entenda os atuais desafios das pesquisas científicas no Brasil

As pesquisas cientificas têm um grande valor para a sociedade. Através delas descobrimos curas para doenças, desenvolvemos tecnologias novas que ajudam no crescimento do país, auxiliamos a solucionar problemas que prejudicam a população e contribuímos na melhor qualidade de vida da sociedade. Apesar disso, alguns desafios têm afetado diretamente essa área tão importante.

A falta de conhecimento das pessoas sobre os trabalhos científicos desenvolvidos, principalmente nas universidades, é um desses desafios, o que faz com que os impactos gerados por essas pesquisas não sejam de conhecimento da população.

Segundo Leandro Lobo, secretário regional da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência no Rio de Janeiro (SBPC-RJ) em entrevista dada ao blog Dissertação sobre divulgação cientifica: “É preciso aproximar a população e as empresas privadas das universidades públicas e dos outros centros de pesquisa. Esse diálogo é essencial para a valorização da ciência brasileira.”

Leia mais: Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Se a população estiver próxima das universidades, os progressos gerados nas pesquisas ficarão mais evidentes. Dessa forma, o apoio da sociedade contribuirá para que mais investimentos sejam destinados as essas áreas.

Os cortes na educação e na ciência também são grandes desafios para as pesquisas científicas realizadas no Brasil. O orçamento destinado à Ciência e Tecnologia em 2018, por exemplo, é menor em comparação com 2017 (19% menor). E com cortes e congelamento no orçamento, as universidades públicas também têm dificuldades para manter-se e uma vez que as universidades são pólos de desenvolvimento científico, as pesquisas desenvolvidas nelas também são prejudicadas.

Leia mais: Com cortes no orçamento, futuro da ciência brasileira fica ameaçado

Os atuais desafios são expressivos e, por isso, algumas entidades estão criando estratégias para contorna-los. Essa questão foi discutida no último Fórum Permanente das Sociedades Científicas Associadas à SBPC. Além disso, é necessário que periódicos e trabalhos realizados na área se tornem mais próximos e acessíveis pela população.