Apresentacao – Foto De Marcella Boehler (3)

Iniciativa de abrangência estadual, Portal Periódicos de Minas é apresentado à comunidade

Nessa sexta-feira, 15 de setembro, aconteceu o lançamento do Portal Periódicos de Minas. O evento aconteceu durante a Mostra Inova Minas 2017, no auditório do Memorial Minas Gerais Vale. O Portal é uma das ações da Política de Periódicos para Minas Gerais, uma inciativa para promover o acesso aberto e melhoria de qualidade dos periódicos mineiros.

A abertura do evento contou com a fala do Prof. José Marcos Silva Nogueira, Decano do Conselho Universitário e Reitor em exercício da UFMG, instituição parceira da pesquisa na hospedagem do Portal e inspiração para a Fapemig e o estado pela experiência exitosa da Política de Periódicos da UFMG. O Prof. Luciano Mendes Faria Filho, da Faculdade de Educação da UFMG e coordenador do Grupo de Trabalho Periódicos de Minas, também participou da abertura e falou sobre a contribuição do Grupo para o texto da Política.

O evento contou ainda com a presença do Presidente da Fapemig, Prof. Evaldo Ferreira Vilela, que se referiu à Política de Periódicos para Minas Gerais como um trabalho importante e consistente para obter resultados que levem ao transbordamento do que é produzido na pesquisa para a sociedade.

O professor da Universidade Federal de Alagoas, Ronaldo Ferreira de Araújo, proferiu então a palestra “Portais de Periódicos: diretrizes para qualidade na diversidade” que abordou os portais como canais de disseminação da produção de conhecimentos e seu potencial tecnológico de serem sistemas de descoberta sobre informações das revistas científicas ao agregar métricas de acesso e uso. Ele ainda tratou das métricas alternativas na perspectiva democrática da atenção online e do interesse público que seus indicadores contemplam.

Depois, o Prof. Sérgio Dias Cirino, coordenador da Política de Periódicos para Minas Gerais, apresentou os dados coletados pela pesquisa da política, que já identificou quase 400 periódicos em Minas, suas ações e seus objetivos. Em seguida, ele abordou os principais aspectos do Portal, como o perfil das revistas científicas mineiras, o blog de notícias e uma área com documentos de interesse aos editores.

Para concluir, Prof. Sérgio propôs uma rede mineira de periódicos para tecer uma relação mais próxima com a Fapemig, propor ações e discutir critérios e editais. Essa rede seria mais uma ação inédita, como é a própria Política de Periódicos para Minas Gerais, graças a sua abrangência estadual.