Imagens Site Tania E Angela 01

Inscrições abertas para encerramento do Circuito Qualifica Periódicos

Chega ao fim o I Circuito Qualifica Periódicos, que trouxe, no total, cinco encontros à Minas Gerais que buscam a formação de equipes editoriais de periódicos científicos de todo o estado. O último desses encontros acontece no dia 13 de dezembro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. O encerramento contará com a presença da Profª. Drª. Tânia Lima Costa, Coordenadora Geral do Museu Ponto UFMG e Profª. Drª. Ângela Dalben, Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte. Inscreva-se em: bit.ly/qualifica13

As palestrantes irão abordar o tema “Divulgação científica na Educação Básica” e o evento pretende refletir sobre como os periódicos científicos podem auxiliar o trabalho da escola e dos professores, sendo essencial como direcionador e ampliador do alcance da ciência em espaços escolares.

Confira a ementa:

“Sendo a escola um espaço de interpretação, sistematização de conhecimento e produção de saberes, a divulgação científica introduzida no seu dia-a-dia pode oportunizar aos alunos maior capacidade de análise e reflexão sobre os conhecimentos e desencadear novas formas de pensar, além de possibilitar a integração disciplinar. Os periódicos científicos podem auxiliar o trabalho da escola e dos professores, sendo essencial como direcionador e ampliador do alcance da ciência em espaços escolares.”

Nessa etapa do I Circuito Qualifica Periódicos, a Profª Ângela Dalben, Secretária Municipal de Educação, dialoga na perspectiva da formação de professores, sobre como a democratização do acesso ao conhecimento científico pode criar condições para uma alfabetização científica, oferecendo aos cidadãos a capacidade de discutir assuntos que impactam a sociedade, mas que poderiam ficar restritos aos especialistas em função do uso de termos e conceitos pouco conhecidos.

Já a Profª Tânia Lima Costa, coordenadora do Museu Itinerante Ponto UFMG, apresenta a perspectiva de espaços e atividades que ofereçam e instiguem a cultura científica, contribuindo para difusão da ciência em escolas de Educação Básica. É essencial a ampliação da compreensão, pelos estudantes, dos meios de produção científicos e de sua relação com a educação, cultura e a sociedade.

O evento acontecerá no Auditório Prof. Luiz Bicalho, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humana (FAFICH) do Campus Pampulha da UFMG, dia 13 de dezembro, ás 14h. O evento é gratuito e fornece certificado. Para se inscrever, preencha o formulário em bit.ly/qualifica13

O I Circuito Qualifica Periódicos contou com a parceria de diversas universidades mineiras, buscando promover a qualificação e a visibilidade dos periódicos científicos de Minas Gerais. Apoiar a formação de editores e do corpo técnico envolvido na edição de periódicos é uma das ações previstas na Política de Periódicos para Minas Gerais, assim como o incentivo à comunicação e divulgação da ciência e tecnologia.

Confira o texto completo da Política em: http://bit.ly/periodicosmg.

Leia mais: Saiba quais são as ações da Política de Periódicos para MG

Informações detalhadas sobre o I Circuito Qualifica Periódicos podem ser encontradas no Portal: www.periodicosdeminas.ufmg.br , e em suas redes sociais: Facebook e Twitter