Premio Jovem Cientista

Inscrições abertas para o 29º Prêmio Jovem Cientista

Já estão abertas as inscrições para a 29ª edição do prêmio Jovem Cientista, iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2018, o tema é Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social, levando em consideração a biodiversidade brasileira e a necessidade de preservá-la. Podem se inscrever Mestres e Doutores; Estudantes do Ensino Superior e Estudantes do Ensino Médio. A premiação contempla os vencedores com bolsas de estudo CNPq no valor geral de 775 mil reais, a serem divididos entre os 3 primeiros de cada categoria.

O objetivo do Prêmio Jovem Cientista é revelar talentos da ciência e impulsioná-los, investindo na pesquisa e produção científica brasileira. O foco é solucionar problemas sociais através do desenvolvimento do jovem. O primeiro ganhador do prêmio na categoria Mestres e Doutores foi Henrique Sarmento Malvar, quando era Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor da Universidade da Bahia (UnB). Hoje, ele é cientista chefe do Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial da Microsoft em Redmon, Washington (EUA).

O prêmio possui um regulamento específico que pede atenção. Há idade máxima de participação para todas as categorias e subtemas que se diferem, como tecnologias digitais e práticas educacionais.

Além dos vencedores por nível educacional, o Prêmio Jovem Cientista premia, também, a instituição de ensino superior e ensino médio com o maior número de trabalho qualificados. Um pesquisador ou pesquisadora que tenha título de doutorado e que se destaque em uma área do conhecimento relacionada ao tema do evento também será contemplado na premiação. Para isso, o nome deve ser indicado ao CNPq pelos Comitês de Assessoramento, fundações, associações e sociedades científicas e educacionais.

Tem interesse? Então não deixe de se cadastrar! As inscrições para o 29º Prêmio Jovem Cientista serão aceitas até 31 de julho de 2018, às 18h (horário de Brasília). Confira o regulamento do prêmio: http://estatico.cnpq.br/portal/premios/2018/pjc/regulamento.html.