Palestra Na UFOP/ Leticia Conde

Palestra sobre a Política de Periódicos para Minas na UFOP

Imagem: Leticia Conde
Matéria: Assessoria de comunicação UFOP

Sérgio Dias Cirino, coordenador da Política de Periódicos para Minas Gerais, esteve na Universidade Federal de Ouro Preto na última sexta-feira, 18 de maio. Ele apresentou o projeto da Política, iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e sua plataforma digital: o Portal Periódicos de Minas, que entre outras coisas, traz um diretório de periódicos mineiros, fruto do mapeamento das publicações já existentes no estado, realizado pelo projeto.

A pesquisa começou a ser coordenada por Sérgio em 2013 com o desenvolvimento de uma política de periódicos especialmente para a UFMG, quando a FAPEMIG demonstrou o interesse em produzir algo semelhante. O projeto conta com grupos de trabalho formados por representantes da UFOP, UFU, UFMG, UFSJ e Universidade FUMEC que atuam como a ligação entre as universidades, a FAPEMIG e a Política.

Para o site da UFOP, o representante da Universidade, Frederico Mello, professor do curso de Jornalismo, comentou os objetivos da implantação da política de periódicos na Universidade: “Podemos estender a ideia da política de periódicos para uma política de comunicação científica dentro da Universidade, com divulgação das pesquisas e dos trabalhos defendidos na pós-graduação.”

Sérgio caracteriza a visibilidade como um dos principais benefícios da implantação de uma política de periódicos nas universidades. “As atuais mídias sociais são formas de dar visibilidade a essa produção de alta qualidade das universidades. Nós precisamos ter ações para tornarem públicos os periódicos.”

No segundo semestre deste ano, será criada a “Rede Mineira de Periódicos”, com o objetivo de melhorar as produções com base na contribuição dos participantes do projeto. A ideia é inédita no Brasil e irá promover fóruns de discussão.