Educação Matemática Debate
Educação Matemática Debate, eSSN 2526-6136, é uma revista científica editada pelo Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMat) e pelo Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM), vinculados, respectivamente, à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Objetiva contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, sobre diferentes elementos do desenvolvimento profissional docente e sobre aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais da Matemática e da Educação Matemática. Tem como propósito, ainda, divulgar processos e resultados de pesquisas e de experiências de práticas pedagógicas que tem como foco de análise as teorizações do campo da Educação Matemática.
O projeto editorial prioriza artigos científicos, originais e inéditos no Brasil, da área de Educação Matemática e artigos que proponham diálogo entre essa área e outras correlatas. São aceitos manuscritos que apresentem resultados de pesquisas empíricas ou teóricas ou revisões críticas, sistemáticas e integrativas da produção científica e acadêmica da Educação Matemática.
Publica-se textos em Português, Espanhol ou Inglês. Também, a critério do Conselho Editorial, publica-se dossiês destinados à revisão de áreas e/ou à análise de questões emergentes da pesquisa educacional.
Educação Matemática Debate, eSSN 2526-6136, is a journal edited by the Mathematics Education Research Group (GPEMat) and the Mathematics Education Curriculum Research Group (GPCEEM), linked, respectively, to the Universidde Estadual de Montes Claros (Unimontes) and the Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Its aim is to contribute to reflection and to promote knowledge sharing about the teaching and learning of Mathematics, about different elements regarding the professional development of teachers and about epistemological, philosophical, didactic, methodological and conceptual aspects of Mathematics and Mathematics Education. It also has the objective of disseminating processes and results of research as well as experiences related to pedagogical practices focused on analyzing theorization in the field of Mathematics Education.
The project prioritizes scientific articles on Mathematics Education that have never been published in Brazil and articles that engage a conversation between this area and other correlated areas. We accept articles that present results of empirical or theoretical research and critical, systematic and integrative reviews of scientific and academic papers on Mathematics Education.
Texts can be written in Portuguese, Spanish or English. Moreover, according to our Editorial Council's criteria, the journal publishes dossiers focused on reviewing specific areas and/or analyzing emerging issues about educational research.
Educação Matemática Debate, eSSN 2526-6136, es una revista científica editada por el Grupo de Investigación en Educación Matemática (GPEMat) y el Grupo de Investigación Curriculos de Educación Matemática (GPCEEM), vinculados, respectivamente, a la Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) y la Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Su objetivo es contribuir a la reflexión y socialización del conocimiento sobre los procesos de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas, sobre los diferentes elementos del desarrollo profesional docente y sobre los aspectos epistemológicos, filosóficos, didácticos, metodológicos y conceptuales de las Matemáticas y la Educación Matemática. Además, tiene la finalidad de divulgar procesos y resultados de investigación y experiencias de prácticas pedagógicas que se centran en el análisis de teorizaciones en Educación Matemática.
El proyecto editorial prioriza artículos científicos, inéditos en Brasil, del área de Educación Matemática y artículos que proponen el diálogo entre esta área y áreas afines. Se aceptan artículos que presenten resultados de investigaciones empíricas o teóricas o revisiones críticas, sistemáticas e integradoras de la producción científica y académica en Educación Matemática.
Los textos se publican en Portugués, Español o Inglés. Además, se publican dosieres para la revisión de áreas y/o para el análisis de problemas derivados de la investigación educativa, según criterios del Consejo Editorial.
Edson Crisostomo - Unimontes, Brasil
Gilberto Januario - UFOP, Brasil
Janine Freitas Mota - Unimontes, Brasil
Lailson dos Reis Pereira Lopes - Unimontes, Brasil
Rieuse Lopes - Unimontes, Brasil
Ronaldo Dias Ferreira - Unimontes, Brasil
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida - Unimontes, Brasil