Journal of Applied Pharmaceutical Sciences (JAPHAC)
O Journal of Applied Pharmaceutical Sciences - JAPHAC é um periódico de acesso e publicação gratuitos. A avaliação dos artigos é feita por pelo menos dois revisores de forma duplo-cega. São publicados 3 números por ano, contudo, um volume suplementar pode ser publicado se um número suficiente de artigos de interesse for aceito para publicação.
A JAPHAC publica artigos nas áreas de: Farmácia clínica, atenção farmacêutica, tecnologia farmacêutica e farmacotécnica, farmacologia, liberação de drogas, engenharia farmacêutica, ciência dos materiais, nanotecnologia, investigações celulares e moleculares, farmacocinética, farmacodinâmica, farmacogenética, metabolismo e transporte de drogas, biotecnologia, química farmacêutica, biofísica e fisiologia, química analítica e orgânica, química computacional e modelagem molecular, análises clínicas e toxicológicas, ciências dos alimentos e nutrição, ciências ambientais, imunologia, microbiologia, bioquímica, doenças infecciosas e parasitárias, cosmetologia, fitoquímica e saúde coletiva.
A JAPHAC busca se tornar reconhecida pela publicação de artigos que apresentem novos modelos para orientar a pesquisa em ciências farmacêuticas, com argumentos metodológicos concisos e descrição dos resultados da pesquisa de com elevado rigor. Documentos que traduzem os resultados dessa investigação em informação útil para os profissionais também são bem-vindos. A JAPHAC incentiva a submissão de manuscritos de colaboradores multidisciplinares nos tópicos do escopo em que isto for possível e viável.
É objetivo do Comitê Editorial que a tramitação dos artigos seja rápida. Portanto, o autor correspondente será comunicado em até 25 dias após a submissão do artigo sobre o parecer dos Avaliadores e Editores (exceto feriados nacionais). A comunicação final com aceite ou rejeição do trabalho se dará até 45 dias após a submissão.
Para garantir a ética em publicação, a RCFA usa diferentes softwares (como plagium.com) de detecção de plágio para evitar conteúdo impróprio. Em casos de suspeita de plágio, as nossas ferramentas estão disponíveis para os editores para detectar casos de sobreposição de texto e semelhantes em manuscritos submetidos.
Flávio Júnior Barbosa Figueiredo (Centro de Pesquisas René Rachou, MG), André de Oliveira Baldoni (UFSJ, MG), Pedro Henrique Ferreira Marçal (UNIVALE, MG)