Pesquisa e Debate em Educação
A Revista do Mestrado Profissional – CAEd é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF (PPGP), que tem por objetivo ser uma publicação reconhecida pela área, nacional e internacionalmente, tendo ampla circulação na comunidade acadêmica-científica, por meio de assinaturas/permutas (para a sua edição impressa) sendo, ao mesmo tempo, on-line.O público leitor da revista é constituído pelos profissionais da área de educação e áreas afins, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados. A revista contribuirá para o diálogo interno da comunidade acadêmica propiciando debates sobre questões teóricas relevantes e contemporâneas, assim como para divulgação da produção interna do programa e de nossos parceiros de outras instituições. A revista aceita para publicação artigos inéditos, artigos não inéditos/ traduzidos e resenhas de livros. A publicação dos artigos respeitará o mínimo de 16 artigos anuais com uma diversidade institucional dos seus autores – 60% dos artigos devem estar vinculados a, no mínimo, 4 instituições diferentes da UFJF. Pelo menos um artigo por ano terá como autoria pesquisador filiado a instituições estrangeiras reconhecidas. De modo geral, todos os artigos dialogarão com as linhas de pesquisa do mestrado profissional.
Os artigos, que são prioridade nessa revista, são estudos teóricos resultantes de pesquisa, assim como artigos de intervenção oriundos de análise de situações recentes, com perfil mais ensaístico e propostas de crítica e discussão sobre questões educacionais.As resenhas de interesse da revista são aquelas revisões críticas de publicações atuais que debatem questões relevantes no âmbito das políticas públicas educacionais. Trabalhos aceitos escritos em outros idiomas serão traduzidos e publicados em português. O Conteúdo dos trabalhos assinados é de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os direitos de publicação e tradução são reservados à revista.É permitido citar partes dos trabalhos publicados na revista, desde que identificada a fonte.
Beatriz de Basto Teixeira, UFJF Fernando M Reimers, Harvard Graduate School of Education Marcelo Tadeu Baumann Burgos, PUC-Rio Fátima Cristina de M Alves, PUC-Rio Nigel Brooke, UFMG Clarilza Prado de Souza, USP Robert Evan Verhine, UFBA Bernadete A Gatti, Fundação Carlos Chagas Tufi Machado Soares, UFJF Alexandre Chibebe Nicolella, USP Lina Kátia Mesquita, CAEd/UFJF