Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
A Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical/Journal of the Brazilian Society of Tropical Medicine (RSBMT) é um periódico oficial da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), multidisciplinar, com acesso aberto irrestrito (http://www.scielo.br/rsbmt), que publica pesquisas originais relacionadas a doenças tropicais, medicina preventiva, saúde pública, doenças infecciosas e assuntos relacionados. A Revista possui um sistema de revisão por pares, para a aceitação de artigos, e sua periodicidade é bimestral. A Revista convida à publicação Artigos Originais, Artigos de Revisão, Editoriais, Comunicações Breves, Relatos de Casos, Relatórios Técnicos, Imagens em Doenças Infecciosas, Cartas e Números Especiais. A RSBMT publica, também, suplementos sobre temas específicos como Chagas, Leishmanioses, Hepatites, etc. As versões, impressa e eletrônica, da RSBMT são publicadas em Inglês e todos os artigos devem ser submetidos a revisores internacionais especializados.
Importante, também, ressaltar que, desde setembro de 2013, todos os números antigos da RSBMT, referentes ao período de 1967 a 1996 estão digitalizados disponíveis via portal SciELO em sistema open access. Desta forma, toda a coleção, incluindo os números antigos 1967-1996, da Revista até o número 2, volume 49, 2016, encontra-se digitalizada e disponível online, com acesso aberto, gratuito, via SciELO: (http://www.scielo.br/rsbmt).
Com o objetivo de acelerar o processo editorial, melhorando a comunicação entre os autores, os referees e o Conselho Editorial, a RSBMT aderiu, desde o início de setembro de 2012, à plataforma de submissão online Scholar One (Thomson Reuters), usada por inúmeros periódicos, tanto nacionais, como internacionais.
A Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical/Journal of the Brazilian Society of Tropical Medicine continua mantendo seu nível, aumentando sua visibilidade, procurando adaptar-se aos padrões internacionais. Para facilitar o livre acesso de toda comunidade científica às importantes pesquisas, procura ampliar e aperfeiçoar sua versão eletrônica. Com isto, a RSBMT é o periódico do Estado de Minas Gerais da área de Ciências da Saúde com maior fator de impacto que, em agosto de 2015, passou de 0.942 para 0.977, de acordo com a Thompson Reuters JCR. É na área de Medicina Tropical e Infectologia o terceiro periódico nacional, sendo na QUALIS/CAPES sua Classificação Nacional B.
Ainda de acordo o JCR, conforme Tabela abaixo, a RSBMT está entre os dez maiores periódicos do mundo, na área de Medicina Tropical.
José Rodrigues Coura (FIOCRUZ-RJ); Carlos Eduardo Tosta (NMT/UnB); Edgar Marcelino Carvalho (UFBA); Jeffrey Shaw (USP); João Carlos Pinto Dias (René Rachou); José Roberto Lambertucci (UFMG); Manoel Otávio da Costa Rocha (UFMG); Marcelo Simão Ferreira (UFU)