Revista Formação@Docente
A Formação@Docente tem como público alvo alunos, educadores e pesquisadores cujos trabalhos cruzam as linhas de pesquisa"Formação de Docentes e "Práticas Pedagógicas", linhas estas do Núcleo de Formação Docente do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
Na linha de pesquisa “Formação de Docentes” estão inseridas temáticas relativas à formação inicial e continuada de docentes dos diversos campos disciplinares. Na formação inicial considera-se a valorização da formação específica aliada à formação pedagógica, isto é, a articulação entre conhecimentos disciplinares e conhecimentos pedagógicos. No sentido de buscar nessa formação o desenvolvimento do espírito reflexivo e a possibilidade de estabelecer o diálogo pedagógico e científico. A formação continuada é compreendida como um processo permanente de desenvolvimento e aprimoramento profissional docente, que visa oportunizar reflexões críticas sobre a prática pedagógica docente, considerando que a melhoria do processo de ensino-aprendizagem só acontece por meio da ação do professor, implicando, também, uma aproximação e o envolvimento com as pesquisas educacionais em todos os âmbitos
A linha de pesquisa “Práticas Pedagógicas” tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas docentes na educação básica e no ensino superior, e os seus elementos articuladores. Estes elementos são entendidos como práticas docentes, currículo, ensino-aprendizagem nos diversos campos de conhecimento, relação professor-aluno, relação família-escola, e cultura escolar. Além da focalização nas práticas pedagógicas escolares, a linha também busca desenvolver estudos, pesquisas e ações relacionados ao trabalho pedagógico mais amplo, no que diz respeito às políticas formativas e as práticas dos profissionais de educação, tanto nos campos que pertencem à educação formal e ao ensino regular, quanto aos novos espaços pedagógicos, configurados pelas demandas que motivam ações formais e informais na educação.
Renato Barbosa Fontes, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Brasil
Ana Ruth Moresco Miranda, Universidade Federal de Pelotas, Brasil
Ana Carolina Araújo da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Caroline Terra de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas, Brasil
Carlos Manuel Folgado Barreira, Universidade de Coimbra, Portugal
Cassia Alessandra Domiciano, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Brasil
Denilson Diniz Pereira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ, Brasil
Elizabete Cristina Costa Renders, Universidade Metodista de São Paulo, Brasil
Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil
Fernando Carvalho Lopes, University of Calgary, Canadá
Flávia Temponi Góes, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Brasil
Graciete Oliveira, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
José Aparecido, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Dr. Leonardo Antonio Mendes de Souza, Brasil
Mariana Abrahão, Universidade Metodista de São Paulo, Brasil
Marília Gaia, CEUNIH / UFMG, Brasil
Maria da Graça Amaro Bidarra, Universidade de Coimbra, Portugal
Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Universidade Metodista de São Paulo., Brasil
Manuel Alfonso Díaz Muñoz, Brasil
Oziel de Souza, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Brasil
Paulo Roberto Vieira Júnior, Instituto Federal Minas Gerais - Campus Santa Luzia, Brasil