Revista Latino-Americana de Turismologia – RLAT
RLAT surge em função do aumento da demanda e interesse pela revista ABET, sobretudo do público internacional, de forma a se constituir em um veículo dedicado prioritariamente a comunidade internacional. Sua forma de publicação se dá por meio de edições temáticas, chamadas dossiês, nucleadas em torno a problemáticas conceituais, práticas e mesmo escalas espaciais (locais, regionais, nacionais e até internacionais) distintas. A ideia central por trás dessa estratégia é permitir mais agilidade e celeridade ao processo de publicação, assim como ofertar ao público leitor panoramas do estado da arte da produção do conhecimento turístico, em distintos contextos e momentos.
RLAT é um journal de turismo informado a partir das ciências sociais. Ao lado de perspectivas tradicionais associadas aos temas de turismo – como os estudos aplicados de management e economia do turismo – RLAT dedica considerável atenção para perspectivas teóricas interpretativas e críticas, que visam problematizar noções taken for granted, abrindo assim espaço para diálogos multi, trans e interdisciplinares com vistas a produzir conhecimentos, não apenas do objeto turístico (algo ainda em construção) mas a partir dele, contribuindo, em última instância para a consolidação deste campo do conhecimento.
A revista aceita artigos que abordem a temática Turismo em seus diferentes enfoques, preferencialmente mas não exclusivamente em interface com as ciências sociais. A título de ilustração as principais temáticas abordadas pela revista têm sido Políticas Públicas, Gestão Pública, Gestão Privada, Gestão Social, Sociologia, Antropologia, Planejamento Urbano, Geografia, entres outros.
São aceitos artigos de investigação científica, ensaios, relatos de caso, pensatas e resenhas, em qualquer um dos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol ou francês, sendo o manuscrito publicado no idioma original de submissão.
Alfredo César Dachary (Universidad de Guadalajara/UDG - México), Stella Maris Arnaiz Burne (Universidad de Guadalajara/UDG - México), José Lázaro Quintero Santos (University of South Florida/USF - USA), Rossana Campodónico (Universidad de la República/UDELAR - Uruguay)