IMG 9078

Ronaldo Araújo traz para à UFOP discussão sobre presença e métricas dos periódicos na web

Aconteceu, no dia 05 de novembro, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o terceiro evento do Circuito Qualifica Periódicos. O encontro contou com a presença do professor Ronaldo Araújo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que falou sobre circulação de periódicos na web e deu dicas para melhorar a representatividade das revistas online. Você pode assistir a palestra completa em nosso Facebook: https://goo.gl/Q583cD

Dentre os temas discutidos na palestra, o professor abordou questões como maneiras de construir um bom marketing científico digital. “Temos dificuldade, mas é bom diminuir a resistência para usar as estratégias de marketing a nosso favor”, disse o palestrante. Segundo Ronaldo, é importante que os periódicos construam uma boa presença online num cenário como o atual, onde mídias sociais fazem parte integral do dia a dia das pessoas.

Além dessa presença online, oferecer um conteúdo adequado aos ambientes que os periódicos encontram-se e ter uma atuação responsiva são outras estratégias de Marketing Científico Digital que precisam ser seguidas. O palestrante trouxe exemplos de cartoons abstracts, que são resumos de artigos científicos transformados em histórias em quadrinhos. De acordo com Ronaldo, estratégias como essa ajudam a oferecer um conteúdo adequado e acessível nas redes sociais, conquistando um público maior para o artigo e para o periódico.

Outros temas, como formas de planejar-se para realizar esse marketing digital e como medir se a presença online dos periódicos está sendo efetiva e bem aproveitada também foram abordados. Ronaldo Araújo mostrou vários exemplos que podem ser conferidos na transmissão ao vivo do evento que encontra-se na página do Facebook do nosso portal.

O tema Fake News não ficou fora de discussão. Segundo o palestrante, uma maneira de combater essa ameaça para a ciência são as revistas estarem mais presentes nas redes sociais. “Precisamos que espalhar nossas pesquisas pelo WhatsApp, Facebook e outras redes”, foram palavras do professor na palestra. Para Ronaldo, os periódicos devem ser os responsáveis por encher a rede de notícias científicas confiáveis, ajudando assim a população a informar-se de maneira benéfica.

Leia mais: Mentirinha que muda o jogo, Fake News começam a afetar o desenvolvimento da ciência
Discussão sobre Fake News no Pint of Science

Dentre as pessoas presentes na palestra tivemos o prazer de receber o Professor Doutor Sérgio Tomás de Aquino, Pró-reitor de pesquisa e PósGraduação da UFOP, e Frederico de Mello Brandão Tavares, Diretor Executivo da Editora UFOP (editora.ufop.br) e integrante do Grupo de Trabalho Periódicos de Minas.

O Circuito Qualifica Periódicos ainda não acabou e terá mais duas palestras até o fim do ano. A próxima será na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com a presença de André Serradas, bibliotecário chefe do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo, para falar sobre “Portais institucionais de periódicos: o caso USP”, no dia 30 de Novembro, às 9h. Para mais informações deste próximo evento, fique de olho nas nossas redes sociais.

Leia mais: Inscrições para palestra do Circuito Qualifica Periódicos em Uberlândia