
Saiba tudo sobre o GT Portais Institucionais de Periódicos e a transição para Ciência aberta que rolou na Reunião da Rede SciELO
Acessibilidade: 22 pessoas, participantes do GT 7, posam para foto oficial.
Na última semana de Setembro, aconteceu em São Paulo, as comemorações dos 20 anos da Scientific Electronic Library Online – SciELO. O evento foi de grande importância para a construção coletiva do SciELO Brasil e contou com a participação de diversos editores e interessados na comunicação científica. Como parte da programação, aconteceu a Reunião da Rede SciELO nos dias 24 e 25 de setembro.
No dia 24, oito grupos de trabalhos se reuniram para discutir diversos temas relacionados a periódicos científicos. Na ocasião, alguns membros do Portal Periódicos de Minas conduziram o Grupo de Trabalho 7, que tinha o intuito de discutir sobre os Portais Institucionais de Periódicos e a transição para Ciência aberta.
Leia mais: Grupos de Trabalho – Reunião da Rede SciELO
O grupo trabalhou com a análise das políticas, modelos de gestão, funções, objetivos, metodologias, experiências e desafios dos portais institucionais, além do aperfeiçoamento e visibilidade dos periódicos publicados nos âmbito institucionais. A reunião do GT 7 contou com a participação de lideranças de portais institucionais de periódicos e com participantes de várias instituições como FioCruz, Fumec, UFC, Unifesp, UFSC e UFMG.
Sérgio Dias Cirino, Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador da Política de Periódicos para Minas Gerais, coordenou o GT, apresentando os temas a serem discutidos e conduzindo os trabalhos do grupo. O GT 7 contou com a assessoria da bibliotecária do SciELO, Denise Peres.
Como parte da discussão, Lúcia da Silveira, coordenadora do Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), falou sobre a presença de informação de gestão nos portais de periódicos. Rosângela Schwarz Rodrigues, Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abordou os novos periódicos científicos, tratando do caso do Laboratório de Periódicos da UFSC. A discussão sobre Ciência Aberta e seu diálogo com a Lei de Acesso à Informação foi trazida por Celsiane Araújo, Bolsista de Gestão em Ciência e Tecnologia, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) no Projeto Periódicos de Minas e Periódicos de Alagoas.
Após as apresentações e discussões, o grupo de trabalho se subdividiu, debruçando-se sobre os temas, e construíram um documento final com recomendações sobre o papel dos portais diante da ciência aberta.
Confira o documento: Relatório Final
No dia 25, houve a apresentação em plenária das conclusões de todos os grupos de trabalhos. A expectativa é que o compartilhamento de experiências, conclusões e recomendações contribua para o aperfeiçoamento da gestão e operação dos portais e seu alinhamento com as coleções SciELO e a ciência aberta.
Confira mais sobre a discussão do Grupo de Trabalho 7 – Portais Institucionais de Periódicos e a transição para Ciência aberta, conferindo a bibliografia e slides das apresentações clicando aqui.

Ivone Cabral (UFRJ) e Abel Packer (SciELO) acompanham Sérgio Cirino (UFMG) apresentar relatório final do GT 7