
Sétima ação: Incentivar a comunicação e divulgação científica
A Política de Periódicos para Minas Gerais, em sua sétima ação, se dispõe a auxiliar a comunicação e divulgação da ciência e da tecnologia, promovendo o contato entre os periódicos mineiros e a sociedade. O intuito é ampliar o alcance da ciência para a educação básica, setores empresariais e a sociedade em geral. A Política é pioneira no país por sua abrangência estadual, dedicando-se ao desenvolvimento das revistas científicas mineiras.
Leia mais:
Conheça a Política de Periódicos para Minas Gerais
Texto da Política de Periódicos para Minas Gerais
Essa ação irá incentivar convênios entre a FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) e as Secretarias de Estado de Minas Gerais, para gerar uma maior aproximação com os diversos setores da sociedade. Além de realizar chamadas públicas específicas para divulgação científica e assistência no uso das novas tecnologias e de linguagem mais acessível. Um exemplo disso são as redes sociais.
A presença dos periódicos nas redes sociais – que alcançam grande número de usuários – e o uso de uma linguagem descomplicada propagam o conteúdo dos periódicos, promovendo um ambiente de discussão e feedback. Dessa forma, eles também conquistam maior visibilidade e reconhecimento. Essa questão é tão importante que o documento de Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na Coleção SciELO Brasil, de 2014, já traz a presença nas redes sociais como critério:
“A partir de julho de 2015 é esperado que os periódicos disseminem as novas pesquisas nas redes sociais mais pertinentes, utilizando o Twitter, o Facebook e/ou outros sistemas. Devem também desenvolver mecanismos que fomentem a presença nos sistemas orientados a gestão de informação e comunicação de pesquisadores, como são o Academia.edu, Mendeley, ResearchGate, etc.”
Leia mais:
Documentos de interesse: Critérios Scielo
As sete ações para a implementação da Política de Periódicos tratam da criação e organização de um portal e diretório de periódicos, apoio à institucionalização, formação dos editores, internacionalização, indexação e, enfim, a divulgação e comunicação da ciência e tecnologias. Sendo assim, a Política se baseia na acessibilidade e qualidade das revistas científicas, defendendo a profissionalização e valorização da produção periódica em Minas Gerais.
Leia mais:
Saiba quais são as ações da Política de Periódicos para MG